terça-feira, agosto 18, 2009

8 - GEOMETRIA

A geometria, assim como as ciências,nasceu das necessidades e das observações do homem.
Os conhecimentos geométricos começaram a ser utilizados muitos séculos antes de Cristo. No Egito, por exemplo as cheias anuais do rio Nilo destruíam as cercas que demarcavam os campos de plantação. Quando as águas voltavam ao nível normal os escribas egípcios dividiam novamente as terras, baseando-se em registros feitos antes das cheias.
Foi a partir de procedimentos como esse dos egípcios que nasceu a geometria experimental. Também a origem da palavra geometria.
Os gregos que amavam o saber, fizeram muitas descobertas a respeito de figuras geométricas. Com eles nasceu, também , a geometria dedutiva



PONTO, RETA E PLANO

A geometria é construída a partir de três idéias: ponto, reta e plano. Os matemáticos aceitam essas idéias sem tentar explicá-las.

Você já tem idéia intuitiva sobre ponto, reta e plano. Assim:
Um furo de agulha num papel dá idéia de ponto.
Uma corda bem esticada dá idéia de reta.
O quadro-negro da sala de aula de aula dá idéia de plano.

O ponto, a reta e o plano são conceitos primitivos no estudo de Geometria, isto é, não possuem definição.



























FIGURA GEOMÉTRICA
- Toda figura é um conjunto de pontos.

- Figura geométrica plana é uma figura que todos os seus pontos estão num mesmo plano.
   Exemplos: retângulo, circunferência , quadrado

- Figura geométrica espacial é uma figura em que os seus pontos não pertencem a um mesmo plano.
  Exemplos: cubo,esfera, paralelepípedo.





EXERCÍCIOS

1) Quais são os elementos fundamentais da geometria?
R: ponto, reta e plano

2) Que idéia (ponto, reta ou plano) você tem quando observa:

a) A cabeça de um alfinete. (R:ponto)
b) O piso da sala de aula (R: plano)
c) Uma corda de violão bem esticada (R: reta)
d) O encontro de duas paredes (R: reta)
e) Um grão de areia (R: ponto)
f) Um campo de futebol (R: plano)


3) Quais das afirmações abaixo são verdadeiras?

a) Um quadrado é uma figura geométrica plana (R: V)
b) Um cubo é uma figura geométrica plana  (R: F)
c) Um paralelepípedo é uma figura geométrica plana (R: F)
d) Um retângunlo é uma figura geométrica plana (R: V)



4) Responda :

a) Um disco lembra uma figura geométrica plana ou espacial?
R: plana

b) Uma bola de futebol lembra uma figura geométrica plana ou espacial?
R: espacial

c) Uma folha de caderno lembra uma figura geométrica plana ou espacial?
R: plana

d) Uma caixa de sapato lembra uma figura geométrica plana ou espacial?
R: espacial




POSIÇÕES RELATIVAS DE DUAS RETAS NO PLANO


































































































EXERCÍCIOS























OK

29 Comments:

Blogger Unknown said...

Gostei bastante, apenas uma observação: trocastes a figura do retangulo pela do quadrado e vice vesa e depois multiplicou a area do quadrado por 5 ?????

10:06 PM  
Blogger Deseje ser próspero. said...

O encontro de duas paredes forma uma reta e não um plano.

6:54 PM  
Blogger Unknown said...

não era bem oque eu queria mas deu pra ajudar

1:51 PM  
Blogger Unknown said...

o encontro de 2 paredes forma um angulo

1:50 PM  
Blogger cuti.duda said...

muitoo legal bastante explicaçoes!!!!!

10:17 PM  
Blogger eveni said...

gotei

4:27 PM  
Blogger Evelin said...

nao entendo muito me ajudem porfavor

9:59 AM  
Blogger Unknown said...

muito bom !!!!!!!!!!

4:43 PM  
Blogger Unknown said...

muito bom !!!!!!!!!!

4:43 PM  
Blogger Rita de Cassía said...


Seu blog é muito fofo amei, essa pagina me ajudou bastante muito obrigada.


Veja mais:

Atividades com formas geométricas para educação infantil

Atividades de Geometria Plana com gabarito para baixar

Projeto de geometria espacial (Gincana geométrica)

Atividades de geometria plana e espacial

Atividades de geometria plana com gabarito

Atividades de geometria plana ensino fundamental

Imagens e figuras geométricas para imprimir

6:09 PM  
Blogger 010204 said...

Muito bom

11:37 AM  
Blogger Unknown said...

deficil mais legalllllllllll

5:24 PM  
Blogger Unknown said...

deficil maiss legallllllllllllllllllllllllllllll

5:25 PM  
Blogger aprendendoaviver said...

bom o que não entendi foi o 2 letra d)o encontro de duas paredes: a minha resposta foi: Plana. Por que é reta se é encontro de duas parede plana,

9:34 PM  
Blogger Unknown said...

me ajudou munto munto bom

7:01 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:31 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:31 PM  
Blogger Unknown said...

aaaiiii gatahhh amei bixa eu vou fazer uma prova e nao sei merda nenhuma valeu;;;

9:30 AM  
Blogger thays cry baby said...

bem legal gostei pra caranba serio mmuito legal vale muito apena amanha eu tenho proma de geometria e e muito legal

5:26 PM  
Blogger Unknown said...

gostei achei bem legal pois estou com dificuldade

8:43 PM  
Blogger Joseane Magalhães said...

Essa matéria vai me ajudar a passar na minha recuperaçao de matemática que amanhã nossa é a primeira vez que fico de recuperação nem vou dormir hoje pra mim ficar estudando. Ainda bem que eu achei esse blog porque se não eu estaria ferrada amanhã de tarde 👍👍

5:22 PM  
Blogger Unknown said...

Na verdade eu não vou trabalhar na segunda feira para casa e melhor que eu vou fazer o pagamento do imposto devido a um grupo no meu caso. O 31 5 de folga 2 de 5 dias 8 de folga 5

9:30 AM  
Blogger Unknown said...

Me ajudou muito isso muito obrigado!!!!!!!!!!

2:47 PM  
Blogger Unknown said...

Eu amei as explicações

2:04 PM  
Blogger Unknown said...

Eu tô com dificuldade mais aprendi bastante

2:06 PM  
Blogger Unknown said...

eu tava procurando outra coisa mas me ajudou também . Obrigado

8:50 PM  
Blogger Unknown said...

Parabéns vç é gente

2:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

eee..gostei =]

10:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

legal <3

10:59 AM  

Postar um comentário

<< Home